RABELO, Anir. Estratégia empresarial, uma analise baseada no modelo de Porter.2005.
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CAPÍTULO 4: UM ESTUDO DE CASO (pág.87 a 110)
Far-se-á a título de demonstração a aplicabilidade do modelo de Porter Utilizando-se o mecanismo de gestão estratégica. A instituição escolhida: UNIVERSIDAD
( nome fantasia a propósito de preservar o sigilo de dados e informação)
4.2- A FRAÇÃO DO MERCADO
A UNIVERSIDAD é composta pelos indivíduos interessados no ingresso em cursos superiores na área de negócios e que residem na região de Belo Horizonte somados a outros municípios em suas proximidades. Observando a crescente procura pelo número de inscritos para a realização do vestibular (primeiro semestre de 2000, 131 inscrições contra segundo semestre de 2001, 357 inscrições) este aumento de inscrições na própria instituição sinaliza para um mercado em franca expansão.
4.3.1 – Descrição da empresa
A UNIVERSIDAD é uma instituição de ensino superior autorizada a funcionar pela portaria 688/98 MEC com sede e foro
1- Administração com ênfase em Gestão de Negócios;
2- Administração com Habilitação
3- Turismo e Hotelaria.
Conta com 895 alunos matriculados em cursos diurnos e noturnos, um corpo docente de 71 professores e ainda 40 funcionários distribuídos nas atividades de apoio, biblioteca com 4700 volumes, salas de aula confortáveis, amplos recursos audiovisuais. Localizada em bairro nobre ocupa edifício moderno com instalações e equipamentos de informática de última geração.
4.3.2- Análise da estratégia competitiva
A educação de ensino superior voltada para a área de negócios com formação de indivíduos empreendedores é o produto que a UNIVERSIDAD garante e a aplicação do modelo de Porter (1999) permite verificar que a instituição utiliza como estratégia genérica a diferenciação por qualidade e como estratégia específica competir enfatizando o produto oferecido.
4.3.2.1- A análise da ação das cinco forças no caso do setor de educação superior Brasileiro.
1)
A ameaça de novos entrantes – As melhores possibilidades de construção de barreira à entrada estão. Nesse setor, na diferenciação pela marca e pela tradição de oferta de educação de qualidade.
2)
O poder dos fornecedores – Essa não é uma força forte no caso do setor analisado o papel do professor pesquisador, que é a matriz básica que propicia as condições fundamentais para o sucesso do serviço prestado.
3)
A ameaça de substituição – Existem outros níveis de qualificação de ensino, como o nível técnico o ensino médio, mas não substitutos, por uma questão de definição não existem substitutos para o serviço de educação de nível superior.
4)
O poder dos compradores – O serviço e vendido diretamente ao consumidor sob a forma unitária. Essa força, portanto, também não deve ser considerada como expressivamente atuante nesse setor.
5)
A intensidade da rivalidade – Essa é outra força que tem hoje importante relevância na analise do posicionamento competitivo no setor dado ao forte processo de acirramento da concorrência no setor.
4.3.2.2- O posicionamento da UNIVERSIDAD
A empresa ganhou não apenas por atuar de forma consciente, baseando sua estratégia numa bem feita análise do mercado, como também ganha por concentrar forças num único sentido a partir de uma visão sistêmica das implicações das opções feitas, como também por poder explorar a imagem de empresa compromissada com um diferenciamento claro e específico, já a abordagem voltada para o produto ofertado lhe permite criar um diferencial competitivo ou uma vantagem competitiva, nos termos definidos por Porter(1999) em relação à concorrência.
REPORTAGEM
14 de setembro de 2008
Ensino superior privado cresce sem a qualidade da universidade pública,
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